QUALIDADE DA ÁGUA SOBRE O OLHAR DA IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO COM AVANÇO PRODUTIVO

Autores

  • Taianny Gabriella da Silva Monteiro IFPB
  • Dr. Gesivaldo Jesus Alves de Figueirêdo IFPB
  • Beteseã Lais Batista Pereira IFPB
  • Dr. Antônio Cícero de Sousa IFPB

DOI:

https://doi.org/10.31692/2764-3425.v3i1.65

Resumo

As novas tecnologias adotadas para o desenvolvimento das culturas empregadas no setor agrícola traz benefícios para vida humana, bem como para o cultivo das áreas no campo. No contexto da qualidade da água sobre o olhar da irrigação por gotejamento com avanço produtivo, conta-se com uma série de análises para representação desse recurso hídrico, como importante variável no cultivo da palma forrageira da variedade “orelha de elefante mexicana”. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi de contribuir com a caracterização da água utilizada no sistema de irrigação por gotejamento desse cultivo e, para tanto, foram analisadas duas amostras de água de poços: do córrego e da barragem. Tais amostras foram investigadas por meio de ensaios analíticos realizados no laboratório de Química do IFPB - campus João Pessoa, considerando os aspectos físicos e químicos. As amostras foram coletadas no sítio Panasco e Raimundo, área rural localizada a 5 km da margem direita da rodovia PB-386, no km 17, divisa entre os municípios de Conceição-PB e Mauriti-CE. A pesquisa foi de natureza qualitativa, quantitativa e investigativa, com foco na coleta de dados e ações estratégicas advindas das condições da água. Este trabalho teve como premissa básica a importância da qualidade da água sobre o olhar da irrigação por gotejamento para obter maior produtividade, notadamente o aumento da produção passou a ser o resultado do impacto da qualidade da água sobre o sistema de irrigação por gotejamento e outras variáveis consideradas importantes no cultivo do palmal, a exemplo da maior e melhor distribuição da água nos micro-furos das mangueiras dos gotejadores. Os resultados da pesquisa norteiam avanços para obtenção de maior produção da palma por área de plantio e são consideradas contribuições tecnológicas relevantes para o setor agrícola.

Biografia do Autor

  • Taianny Gabriella da Silva Monteiro , IFPB

    Graduanda em Química (Licenciatura). Apaixonada pelo mundo de transformação, inovação, tecnologia e pesquisa. Ingressou em trabalhos voluntários envolvendo a educação em Pernambuco no ICE (Instituto de corresponsabilidade pela educação), tem experiência em projeto de extensão com Biodigestor para pescadores e marisqueiras de Cabedelo - PB envolvendo também metodologias ativas. Participante do grupo de pesquisa intitulado "Tecnologias Sustentáveis de Tratamento de Água". Na área de química atua com a ''Química, Educação e Solidariedade'' na produção de saneantes e sanitizantes e educação ambiental.

  • Dr. Gesivaldo Jesus Alves de Figueirêdo, IFPB

    Possui Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Graduação em Química Industrial e em Licenciatura em Química , também pela UFPB e, concluiu o Curso Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Crato. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa. Líder do grupo de pesquisa intitulado "Tecnologias Sustentáveis de Tratamento de Água", cadastrado no CNPq e certificado pelo IFPB. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Qualidade de Água e Processos de Adsorção para Tratamento de Água e Efluentes.

  • Beteseã Lais Batista Pereira , IFPB

    Formada em Técnico em Controle Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - campus João Pessoa;. Discente do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - campus João Pessoa; . Possui certificados em oficinas e minicursos em diversas áreas da ciência e tecnologia;. Atuou e atua em projetos de extensão nos seguintes temas: educação, sustentabilidade, ambiente, solidariedade, cidadania, e ensino;. Integrante do Núcleo de Extensão: Química, Ambiente, Cidadania e Geração de Renda e do Núcleo de Pesquisa do IFPB - campus João Pessoa.. Já apresentou o TCC do curso de graduação.. Possui artigo publicado em revista. Ministrou oficinas e palestras em eventos - SECT e COINTER 

  • Dr. Antônio Cícero de Sousa, IFPB

    Possui o título de Pós - Doutorado em Química Analítica pela Universidad Nacional del Sur na Argentina (2009), Doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Bacharel em Química pela UFPB (1991), Licenciado em Química pela UFPB ( 1993) e Baharel em Farmácia pela ASPER-João Pessoa-PB (2020). Atualmente é professor desde setembro de 1993 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica da Paraíba (IFPB). Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em Espectrometria NIR, ultrassom, cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), Processos Adsortivos e Quimiometria aplicado a dados ambientais atuando principalmente nos seguintes temas: monitoramento de recursos hídricos, esgoto doméstico, contaminantes emergentes, efluentes gerados de laboratórios e biocombustíveis. 

Downloads

Publicado

25.09.2024