EMPREGO FORMAL NA AGROINDÚSTRIA SULMATOGROSSENSE DE PAPEL E CELULOSE

Auteurs

  • Rodrigo Aparecido Menezes da Cruz Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maycon Jorge Ulisses Saraiva Farinha Universidade Federal da Grande Dourados https://orcid.org/0000-0001-9405-2511
  • Carolina Amorim Coutinho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ellen de Oliveira Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luciana Virginia Mario Bernardo Universidade Federal da Grande Dourados https://orcid.org/0000-0001-7615-0433

DOI :

https://doi.org/10.31692/2764-3425.v4i2.637

Mots-clés :

Floresta Plantada; Atividade Econômica; Análise Regional.

Résumé

Nos últimos anos a produção de floresta plantada e sua agroindústrialização vem sendo ampliada no estado de Mato Grosso do Sul. De modo que a exportação dos produtos industrializados oriundos deste processo produtivo, ocupa percentuais significativos no conjunto de produtos industrializados, exportados pelo estado. Este estudo tem por objetivo analisar as mudanças que a implantação da produção agroindustrial da celulose trouxe ao estado de Mato Grosso do Sul, a partir do emprego formal. Para isso, foram utilizados os dados extraídos da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, publicizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, referente aos postos de trabalho relacionado a produção da floresta plantada e a agroindústria de papel e celulose do estado em questão. Com relação ao emprego formal utilizado para a produção de matéria prima da agroindústria de papel e celulose,  foram utilizadas as diferenças percentuais por mesorregião do estado, para o número de empregos e algumas características dos trabalhadores como sexo e nacionalidade. No que refere-se ao emprego formal vinculado a agroindústria, foram realizadas a análises regionais, considerando a relação entre as mesorregiões e  o estado, fazendo uso do Quociente Locacional, por exemplo. Estimou-se que os empregos formais relacionados a produção de matéria prima está localizado principalmente nas regiões Leste e Centro Norte do estado, regiões estas que fazem divisa. Os trabalhadores são majoritariamente homens e brasileiros. No que tange os empregos formais da agroindústria estes, estão associados principalmente a municípios localizados na região Leste do estado. Ao qual, Três Lagoas, é o município que na atualidade oferta a maioria dos postos de trabalho. 

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

  • Rodrigo Aparecido Menezes da Cruz, Universidade Federal da Grande Dourados

    Graduando em Ciências Contábeis na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

  • Maycon Jorge Ulisses Saraiva Farinha , Universidade Federal da Grande Dourados

    Doutor em Geografia, Mestre em Agronegócios, Licenciado e Bacharel em Geografia, pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

  • Carolina Amorim Coutinho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Chefe da Divisão de Compras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Mestranda no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, na Universidade Federal da Grande Dourados. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

     
  • Ellen de Oliveira Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Assistente em administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestranda no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, na Universidade Federal da Grande Dourados. Bacharel em Sistema de Informação pela Universidade Federal da Grade Dourados.

     
  • Luciana Virginia Mario Bernardo, Universidade Federal da Grande Dourados

    Professora no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócios pela Unioeste Campus Toledo - PR. Mestre em Agronegócios e Bacharel em Ciências Contábeis, ambos pela UFGD.

Téléchargements

Publiée

2024-12-31

Comment citer

EMPREGO FORMAL NA AGROINDÚSTRIA SULMATOGROSSENSE DE PAPEL E CELULOSE. (2024). International Journal of Agrarian Sciences - PDVAGRO, 4(2), 54-73. https://doi.org/10.31692/2764-3425.v4i2.637

Articles similaires

1-10 sur 35

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >>