USO DE LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA E IMPACTOS NA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31692/77demp51

Palavras-chave:

Segurança alimentar, Biofertilizante, Lodo de esgoto, Sustentabilidade, Causalidade

Resumo

O uso de lodo de esgoto na agricultura pode trazer benefícios econômicos e ambientais, mas também levanta questões sobre saúde pública. A Instrução Normativa nº 61/2020, estabelece regras para o uso de biofertilizantes na agricultura. Esta, visa garantir a segurança e a eficácia desses produtos, regulamentando seu uso para prevenir impactos negativos socioambientais. Este estudo investiga o impacto do uso de lodo de esgoto tratado e não tratado na agricultura sobre as despesas com saúde nos municípios brasileiros. O intuito é entender se a prática de utilizar lodo de esgoto, influencia os gastos municipais com saúde, considerando diferentes contextos locais. Para isso, foi utilizado um modelo de Diferenças em Diferenças (DiD), que permitiu comparar a evolução das despesas com saúde entre municípios que utilizam lodo de esgoto e aqueles que não utilizam, antes e depois da implementação da prática, nos anos de 1995 a 2021. A análise DiD foi realizada para três diferentes tamanhos de municípios (pequenos, médios e grandes), explorando possíveis heterogeneidades nos efeitos do tratamento. Os resultados indicam que, em 2017, 215 municípios brasileiros declararam utilizar lodo de esgoto na agricultura. Em 2020, a prática continuou a ser adotada por outros 54 municípios formalmente registrados, indicando uso seguro. A análise DiD revelou que o uso de lodo teve impactos distintos nas despesas com saúde, dependendo do tamanho do município. Nos municípios pequenos, a utilização de lodo tratado mostrou efeito significativo no aumento das despesas com saúde. Nos municípios médios, o lodo tratado indicou possível aumento nas despesas com saúde, enquanto o tratamento de esgoto foi associado a redução significativa nas despesas com saúde. Nos grandes municípios, os efeitos não foram significativos, possivelmente devido à maior robustez dos sistemas de saúde e à capacidade de absorver impactos sem grandes variações nos gastos. O aumento dos gastos com saúde em 2017, mesmo com o uso do lodo tratado, evidencia possíveis falhas no tratamento de esgoto. O aumento das despesas com saúde durante a pandemia de COVID-19 pode ter obscurecido os efeitos do tratamento com lodo em 2020. Embora a adoção de práticas seguras do uso de lodo possa promover sustentabilidade ambiental e econômica, e até mesmo beneficiar a saúde, é necessário cuidado e aumento do controle de uso, especialmente na agricultura, para assegurar a segurança alimentar da população. Mesmo com a normativa é possível que haja mais municípios utilizando o lodo de esgoto sem controle.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila da Silva Serra Comineti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutora em Agronegócios com ênfase em sustentabilidade pela Universidade Federal da Grande Dourados (2024), possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e graduação em Administração pela mesma instituição (2007). Desde 2013, atua como professora no curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). As áreas de especialização incluem Gestão da Produção, Engenharia Econômica e Econometria, com foco na Economia Circular no Agronegócio e na análise de externalidades socioambientais da gestão de esgoto.

  • Madalena Maria Schlindwein, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ-2 e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Bioeconomia e Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável. Graduada em Ciências Econômicas, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), Mestre em Economia Rural, pela Universidade Federal do Ceará (2002) e Doutora em Ciências, área de concentração em Economia Aplicada, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Esalq-USP (2006). Professora e Pesquisadora na Universidade Federal da Grande Dourados (2008), Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Professora do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFGD (2011), com atuação nos Cursos de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Análises Interdisciplinares, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável; bioeconomia; agricultura familiar sustentável; indicadores de sustentabilidade; produção em sistemas agroflorestais; indicadores socioeconômicos; pesquisas de orçamentos familiares; e, custo de oportunidade do tempo da mulher.

  • Paulo Henrique de Oliveira Hoeckel, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Doutor em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGE/PUCRS), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/UL). Bacharel em Ciências Econômicas (2011) e mestre em Economia e Desenvolvimento (2014) pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGED/UFSM). Em 2017 participou do 6th Lindau Meeting on Economic Sciences ("Young economist" - Lindau Nobel Laureate Meetings). Atualmente é Professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE), Professor e Coordenador no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAgronegócios) e Professor no PPGED/UFSM. Tem interesse e produção científica em Teoria Econômica, principalmente nas seguintes áreas de estudo: Economia Agrícola, Economia Quantitativa, Economia Regional, Econometria Aplicada e Economia Internacional.

Downloads

Publicado

28.07.2025

Como Citar

USO DE LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA E IMPACTOS NA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL. (2025). International Journal of Agrarian Sciences - PDVAGRO, 5(1), 79-91. https://doi.org/10.31692/77demp51

Artigos Semelhantes

1-10 de 72

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>